09 maio, 2012

Bistecas Asiaticas com Risoto de Açafrão e Torta de maçã no ramekim




BISTECAS ASIATICAS
Para mim a receita perfeita é quando você consegue juntar o salgado com o doce e picante, o macio com o crocante, o intenso com o aromático! E onde em uma mordida você consegue acordar todos os sentidos de uma só vez!!! E se existe alguma culinária que sabe brincar com todos os nossos sentidos ao mesmo tempo, esta tem que ser a asiática... eles não têm medo nem de cor nem de sabor... e os seus pratos têm verdadeira personalidade!
(Como quis fazer esta receita na parte externa e quis ter praticidade, decidi usar o George Foreman Chapa e Grill. Se você não tiver este equipamento em casa, substitua por uma frigideira e chapa normal...)
6 bistecas bem bonitas e grossas
1 lata de abacaxi em conserva
1 lata de figos em conserva
1 pote de cerejas em conserva
1 pedaço médio de gengibre fresco ralado (o melhor para sentir bem o gosto do gengibre é sempre ralar, assim você consegue o seu suco sem a parte fibrosa particular do gengibre)
4 colheres (sopa) de geléia de pimenta
4 colheres (sopa) de molho shoyu
4 colheres (sopa) de Sake (bebida fermentada tradicional japonesa, fabricada pela fermentação do arroz)
1 tangerina, tanto as raspas quanto o suco 
Rapas de 1 limão e ½ do seu suco
Azeite
Hortelã fresca para decorar 

Para começar, você vai temperar as bistecas. Numa vasilha, misture a geléia de pimenta, o gengibre ralado, o shoyu, o Sake, as raspas e suco da tangerina e do limão. Misture bem, coloque as bistecas dentro e deixe marinar em torno de ½ hora, garantindo assim que elas adquirem bem todos os sabores do molho.
Passado esse tempo, retire as bistecas do molho, coloque-as numa frigideira bem quente com um pouco de azeite e deixe dourar bem por fora, mas ficando suculentas por dentro.
Em outra frigideira com um pouco de azeite, doure as frutas em conserva, começando pelos figos, que precisam ser abertos na metade e a parte de dentro cortada, assim o açúcar natural da fruta já irá criar um leve caramelo. Para ajudar ainda mais neste processo, vá pincelando também com o molho que usou para temperar as bistecas, garantindo uma cor dourada e um leve caramelo nas frutas. Faça o mesmo com o abacaxi, deixando-o bem dourado dos dois lados e ainda mais suculento e saboroso com o molho.
Coloque o molho que sobrou em uma frigideira e deixe reduzir um pouco em fogo baixo... em torno de 5 minutos...
Na hora de montar, coloque primeiro as fatias de abacaxi, depois as metades dos figos. Por cima acondicione as bistecas, distribua as cerejas de forma livre e artística, regue com o molho já reduzido, decore com a hortelã e sirva enquanto ainda estiver bem quentinho! Acredite em mim! A combinação destes sabores inusitados vai lhe surpreender de uma forma muito prazerosa...



TORTA DE MAÇÃ NO RAMEKIM
PARA A MASSA (PÂTE SABLÉE):
300g de farinha de trigo (mais um pouco p/amassar e abrir a massa)
200g de manteiga sem sal meio amolecida
100g de açúcar refinado
2 gemas
1 pitada de sal 
*1 clara p/ pincelar, 1 colher de sopa de açúcar demerara
                                 
PARA O RECHEIO:
4 maçãs vermelhas descascadas e picadas
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar refinado
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de noz-moscada

1- Descasque e pique as maças, misture com a farinha, o açúcar e as especiarias. Reserve.
2- Coloque a farinha de trigo sobre uma superfície lisa (de preferência mármore) e abra um furo no meio.
3- No centro, coloque todos os demais ingredientes e trabalhando com as pontas dos dedos, faça um creme com eles.
4- Vá incorporando a farinha aos poucos e trabalhe a mistura com os dedos até obter uma massa homogênea. Nesse ponto você pode necessitar de mais um pouco de farinha. Use a palma da mão para empurrar a massa para longe de você umas 3 ou 4 vezes, até ficar completamente lisa.
5- Faça uma bola com a massa, envolva em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos antes de usar. Corte a massa no meio e deixe a outra metade na geladeira, enquanto trabalha com sua primeira metade. 6- Polvilhe a superfície com farinha de trigo. Polvilhe farinha sobre a massa e abra a massa com um rolo. Usando um pires como molde, corte círculos da massa, forre o fundo de ramekins ou forminhas de 7 cm de diâmetro (para fazer tortinhas individuais), recheie com a maçã picada e cubra com outro círculo de massa, selando bem as laterais.
7- Faça 4 cortes no topo de cada tortinha, pincele com clara e salpique açúcar demerara.
8- Asse em forno pré-aquecido (200º) nos primeiros 10 minutos, depois abaixe o fogo (180º) e asse por mais 20 minutos. *Faça uma torta inteira, reservando 2/3 da massa para forrar o fundo de um refratário redondo de 20 cm de diâmetro, e 1/3 de massa para cobrir a torta. Aumente o tempo de cozimento para 15 minutos em fogo alto + 30 minutos em fogo moderado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário