21 setembro, 2011

Tzatziki, Borekas, Baklava

Tzatziki (molho grego de iogurte com pepino e hortelã)

Este molho grego de iogurte é muito tradicional, ele é preparado com pepino e hortelã.
Uma receita super saudável e refrescante. Sirva-o também com kebabs.

Ingredientes

·       500 g de iogurte natural desnatado
·       1 pepino grande - descascado, sem sementes e ralado
·       2 dentes de alho, amassados
·       1/2 colher (chá) de sal
·       1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
·       4 colheres (sopa) de folhas de hortelã, bem picadas

 

Modo de preparo

Pegue uma peneira ou um escorredor de macarrão e coloque uma vasilha por baixo. Forre a peneira ou o escorredor com um pano bem fino (morim). Despeje o iogurte sobre o pano e deixe-o escorrendo por no mínimo de 4 horas, ou até que tenha escorrido bastante água.
Esprema o pepino ralado para retirar o excesso de água. Em uma vasilha, misture o pepino com o iogurte que já deve estar bem escorrido. Acrescente o alho, o sal, a pimenta e a hortelã picada. Prove o molho e caso necessário, ponha mais sal. Leve o molho à geladeira durante 1 a 2 horas.

 

Prep:10 min   Cozimento:20 min  Tempo adicional:6 horas, na geladeira


BOREKAS

Massa: 700 grs de farinha, 30 grs de fermento para pão,1 colher de sopa de açúcar, 1 copo de óleo ( exceto de soja ), 1 colher de sal,1 e ½ copo de água morna (se estiver frio mais para quente, se estiver quente mais para frio ) e 1 copo de fubá.

Modo de preparo: Colocar o fermento e o açúcar e mexer até dissolver. Depois acrescente a água morna,o óleo e o sal. Por fim coloque a farinha aos poucos até dar o ponto.
Deixar a massa crescer (ou descansar) Colocar o recheio da sua preferência e assar em fogo alto.

Rechear com queijo mussarela, presunto, ovos, bacon, escarola refogada,...


BAKLAVA

Ingredientes

·       1 xícara (225 g) de manteiga, derretida
·       450 g de nozes picadas
·       1 colher (chá) de canela em pó
·       450 g de massa filo
·       1 xícara (240 ml) de água
·       1 xícara (200 g) de açúcar
·       1/2 xícara (120 ml) de mel
·       1 colher (chá) de baunilha

MODO DE PREPARO
Pré aqueça o forno a 180 °C. Unte o fundo e as laterais de uma forma refratária (23x33 cm) com a manteiga derretida.
Misture as nozes com a canela. Reserve.
Abra a massa filo e corte-a do tamanho exato da sua forma. Cubra a massa com um pano úmido para que ela não seque enquanto você está utilizando-a. Forre a forma com duas folhas de filo, pincele a massa de cima com manteiga. Faça o mesmo processo até que tenha montado 8 camadas com as folhas de massa filo. Por cima da última camada, polvilhe de 2 a 3 colheres de sopa das nozes com a canela. Cubra as nozes com 2 folhas de filo. Pincele a folha de cima com manteiga, polvilhe-a com as nozes. Repita esse processo até que tenha de 6 a 8 camadas.
Usando uma faca afiada, corte a massa no formato de losangos ou no formato de quadradinhos. A massa deve ser cortada até a última camada, no fundo da forma. Asse-a por aproximadamente 50 minutos ou até que a baklava esteja crocante e corada.
Enquanto a baklava está assando, prepare a calda. Ferva a água com o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido acrescente o mel e a baunilha. Abaixe o fogo e deixe a calda cozinhar por 15 a 20 minutos, em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.
Retire a baklava do forno e imediatamente regue-a com a calda. Deixe esfriar e sirva em forminhas de papel. Guarde a baklava sem tampa, para não ficar mole.


A viagem da Fê e Mario nos rendeu uma quarta delicosa, aprendemos a fazer BUREKAS, é fácil e muito gostosa... de resto, o de sempre: comida boa, juntar amigos queridos, jogar conversa fora, dar muita risada, vinho... e esperar a próxima quarta!

3 comentários:

  1. Fê, fiquei com vontade de mais Burekas!
    Simpatiquinha, as fotos estão maravilhosas!
    beijos, Ta

    ResponderExcluir
  2. Hoje 'e sexta feira e vou fazer Burekas, para a familia....... delicia de receita!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem , depois de tantas pessoas perguntarem de onde apareceu esta receita, a Fer mandou um video que esta no you tube, o interessante é que descobrimos que a grafia correta é BOREKAS , um prato tipico na Armenia....
    Quartas Culinárias também é cultura...rsrs...

    ResponderExcluir