12 agosto, 2010

11 de Agosto de 2010











Meeeu, essa quarta foi SUPER legal, tudo de bom! Tivemos convidados SUPER ilustres: Meg, Caio e Sergio (os meninos acharam que só iam comer, mas ajudaram mesmo)! Nosso menu começou com queijos divinos, vinhos intensos, salada morna by Jaime Oliver, bisteca by Gina's ww recipes com deliciosa couve crocante caramelizada (dicas da Dri direto de Fortaleza) e sobremesa do fogo (dicas da Ana direto de Sydney)... o fogo não deu muito certo, mas como somos muito criativas, conseguimos salvar com velas... e ficou SUPER charmoso!


Entrada: Salada morna de batata
1.5kg batata bolinha
1 pacote de baby rúcula
azeite, limão ou vinagre de vinho, sal e pimenta
1 pote de alcaparras (escorridas e lavadas)

Cozinhe a batata com sal (por volta de 20 minutos até ficar macia). Escorra e reserve. Com a batata ainda morna, tempere com azeite, sal e pimenta. Acrescente as alcaparras e baby rúcula e sirva em porções individuais. (Jaime Oliver)
Principal: Bisteca de porco com molho mostarda e ervas
1 colher de chá de manteiga
4 bistecas de porco
1/ 2 colher (chá) de sal
1 pimenta dedo de moça (sem semente)
3 colheres (sopa) de cebola picada
3 / 4 xícara de caldo de frango caseiro (ver receita)
2 colheres (sopa) mostarda dijon
2 colheres (sopa) de ervas frescas: salsa, cebolinha, estragão
creme de leite fresco

Temperar a bisteca com sal e pimenta. Em uma frigideira grande aquecer a manteiga. Coloque as bistecas e refogue até dourar. Remova e coloque em um local quente. Adicione a cebola à panela (3 min), depois o caldo e deixe ferver até reduzir a 1 / 2 xícara, (mais 3 min). Misture a mostarda, ervas. Se necessário acrescente um pouco do creme de leite. (Gina´s ww recipes)

Couve crocante caramelizada
1 maço de couve
açúcar
óleo

Corte a couve bem fininho, molhar em água gelada, passar no açucar e por para congelar por pelo menos uma hora (faça montinhos bem fofos para não grudar).
Em uma panela aqueça bastante óleo e jogue a couve congelada, atenção para não deixar queimar.
“Sobe um cheirinho de caramelo muito gostoso enquanto está fritando”. (Adriana Prado)

Caldo de frango caseiro
4 coxas/ sobre coxa de frango
1 talo salsão
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
1 talo alho poro

Lave a coxa/ sobrecoxa. Coloque no forno (sem tempero) até dourar por igual.
Deglaceie a assadeira. Em uma panela com água fria, coloque a coxa/ sobrecoxa, deixe até começar a ferver, tire a espuma, acrescente a guarnição aromática, deixar por 3 horas no fogo (sem ferver). Coar, reduzir e congelar. (Victor Vasconcellos)


Sobremesa do fogo
Queimadores de fogo
Frutas picadas: abacaxi, kiwi, banana, maça
Marshmallow
Conhaque
Açúcar mascavo
Chantily
Preparo: Megulhar a fruta ou marshmallow no conhaque, depois no açúcar mascavo, põe no fogo... pode comer assim ou ainda mergulhar no chantilly. “Cuidado com a mesa...” (Ana Silvia Moreno)

4 comentários:

  1. Realmente foi uma noite SUPERRRRR legal, com pessoas SUPERRRR legais! A comida estava ótima e a conversa melhor ainda. Espero realmente poder participar outra vez deste encontro gostoso de quarta a noite. Obrigado pelo convite!
    Abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Queridos convidados: venham sempre que quiserem! Logo teremos nosso Livro das Quartas Culinárias, com todas essas delícias registradas! Bjs, Tais

    ResponderExcluir